Sunday, October 22, 2006

O passeio do poeta

Saídos da adolescência, acreditamos ainda que basta ao poeta olhar ao contrário dos outros homens, para o que guarda dentro de si, lá bem atrás dos olhos com que vê, para que a poesia aconteça, inteira, sublime e intocada quase pela mão humana. Coitados de nós, que ignoramos que o poema representa talvez uma das mais intensas impressões digitais do valor humano e que assim não pode nascer do poeta para o mundo, mas do mundo para o poeta. Se um aluno hoje me pedisse uma breve definição de poeta acho que lhe falaria apenas de um caminhante solitário, com olhos de água e uma cama lisa de palavras no profundo lugar do coração. Nem sei se o poeta passeia, mas sei que o poeta caminha, somando passos, tempos e imagens que são como linhas invisíveis que depois lhe tecem o mar tormentoso da escrita. O mundo avança, o poeta caminha, a obra nasce.

4 Comments:

At October 22, 2006 7:01 PM, Anonymous Anonymous said...

O poeta não caminha,limita-se a deslizar sobre o mundo. Vê-o de cima como se ele fosse um tapete do qual capta o motivo imperceptível, não ao alcance do comum dos mortais. E é desse olhar outro que o poema nasce...

 
At October 23, 2006 1:22 PM, Blogger Pedro Ludgero said...

Discordo deste comentário. O poeta anda. Alguns pretenderiam deslizar (a sua poesia trai esse desejo), mas apenas andam. Isso torna válido o seu trabalho.

 
At October 23, 2006 3:18 PM, Anonymous Anonymous said...

Se o poeta delizasse sobre o mundo teria dele uma visão predadora, incompleta, desligada da realidade. E o poema seria distorção. Embora caminhe, ele pára para olhar em redor e escavar, na sua sensibilidade, as palavras certas para dizer e mostrar o que os outros não descortinam. Assim nascem os poemas. E são eles que justificam esta caminhada que venho fazendo, passo a passo, pelos trilhos abertos pelos textos da Isabel Cristina.

 
At October 24, 2006 2:56 AM, Blogger jtM said...

A poesia não tem de ser um tormento solitário. Pode também ser uma felicidade partilhada.

 

Post a Comment

<< Home